O CONTEXTO DA ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As atividades laboratoriais são cruciais para diversos cursos nas instituições de ensino superior. A acreditação de laboratórios é essencial para garantir a qualidade e confiabilidade dos resultados. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar o contexto da acreditação de laboratórios universitários no Brasil de acordo com a ISSO/IEC 17025, por meio de pesquisa básica, revisão bibliográfica e abordagem qualiquantitativa, utilizando indicadores gerados a partir de questionários. Os resultados indicaram uma cultura de gestão da qualidade nas universidades brasileiras em um estágio inicial. Os principais benefícios identificados foram o aumento de faturamento, maior número de parcerias e destaque no mercado. No entanto, o alto custo do processo é uma barreira frequente, porém superável com apoio financeiro de programas federais e estaduais. Esses resultados destacam a importância de integrar a gestão da qualidade ao cotidiano dos laboratórios para viabilizar a acreditação.
Detalhes do artigo
Referências
ABHIJITH, D., KUSUMA, K. S., SUMA, M. N. Laboratory accreditation and customer satisfaction. APIK journal of international medicine, v. 9, p. 25-28, 2021. Disponível em: https://journals.lww.com/joim/Fulltext/2021/09010/Laboratory_Accreditation_and_Customer Satisfaction.7.aspx. Acesso em: 16 set. 2023.
BENDER, R. S.; PIZZOLATO, M.; ALBANO, F. ISO/IEC 17025: custos de acreditação em uma universidade pública brasileira. Exacta, v. 15, p. 1-14, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/810/81050129001.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
BIASINI, V. Implementation of a quality management system in a public research center. Accreditation and quality assurance, v. 17, p. 621-626, 2012. Disponível em: DOI https://doi.org/10.1007/s00769-012-0936-9. Acesso em: 21 jan. 2022.
BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=78741- d9235-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 maio 2022.
DEMING, W. E. Out of the crisis: quality, productivity and competitive position. Cambridge: MIT Press, 2000. 1986. Disponível em: https://archive.org/details/outofcrisisquali00demi#:~:text=Originally%20published:%20Cam bridge. Acesso em: 20 set. 2021.
GROCHAU, I. H. CATEN, C.S.T. FORTE, M.M.C. Current American landscape in laboratory accreditation according to ISO/IEC 17025. Accreditation and quality assurance, v.22, p.57-62, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00769-017-1248-x. Acesso em 10 nov. 2023.
GROCHAU, I. H. CATEN, C.S.T. FORTE, M.M.C. Motivations, benefits and challenges on ISO/IEC 17025: accreditation of higher education institution laboratories. Accreditation and quality assurance, v. 23, p.183-188, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00769-018-1317-9 Acesso em 10 nov. de 2023.
JURAN, J. M.; GODFREY, A. B. Juran's Quality Handbook: The Complete Guide to Performance Excellence. 5th ed. New York: McGraw-Hill, 1998. Disponível em: https://gmpua.com/QM/Book/quality%20handbook.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
LEÃO, R. O. Desenvolvimento de um modelo para implementação ISO 17025 em laboratórios de ensaio acreditados na ISO 9001:2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.
MCGROWNDER, D., CRAWFORD, T., IRVING, R., BROWN, P., ANDERSON-JACKSON, L. How prepared are medical and non-medical laboratories in Jamaica for accreditation? Accreditation and quality assurance, v.15, 2010. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00769-010-0686-5. 12 Acesso em: 14 mar. 2021.
NASCIMENTO, D. Acreditação de laboratórios de universidades de acordo com a Norma ISO/IEC 17025: uma análise do contexto no Brasil e Alemanha. 2024. 104f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, 2024.
NASCIMENTO, D., SILVA, G. H. R., PEREIRA, G. R. T. L., MATHIAS, M. H. Comparison of the Accreditation Status of Energy and Environment Laboratories in Brazilian, Austrian, German, and Swiss Universities. International Journal of Engineering Education, v. 41, n. 1, p. 234–244, 2025. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/389042580_Comparison_of_the_Accreditation_Status_of_Energy_and_Environment_Laboratories_in_Brazilian_Austrian_German_and_Swiss_Universities. Acesso em: 26 fev. 2025.
ROBINS, M. M., SCARLL, S. J., KEY, P. E. Quality assurance in research laboratories. Accreditation an quality assurance, v. 11, p. 214-223,2006. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00769-006-0129-5#citeas. Acesso em: 20 set. 2021.
SENEVIRATNE, M. C. S. Establishment of a quality system at the nuclear analytical laboratories of the atomic energy authority, Sri Lanka. Accreditation and quality assurance, v. 10, p. 613-616, 2006. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00769-005-0067-7. Acesso em: 12 mar. 2021.