O CONTEXTO DA ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

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Lília dos Anjos de Freitas
Diunay Zuliani Mantegazini
Gustavo Henrique Romeu da Silva

Resumo

As atividades laboratoriais são cruciais para diversos cursos nas instituições de ensino superior. A acreditação de laboratórios é essencial para garantir a qualidade e confiabilidade dos resultados. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar o contexto da acreditação de laboratórios universitários no Brasil de acordo com a ISSO/IEC 17025, por meio de pesquisa básica, revisão bibliográfica e abordagem qualiquantitativa, utilizando indicadores gerados a partir de questionários. Os resultados indicaram uma cultura de gestão da qualidade nas universidades brasileiras em um estágio inicial. Os principais benefícios identificados foram o aumento de faturamento, maior número de parcerias e destaque no mercado. No entanto, o alto custo do processo é uma barreira frequente, porém superável com apoio financeiro de programas federais e estaduais. Esses resultados destacam a importância de integrar a gestão da qualidade ao cotidiano dos laboratórios para viabilizar a acreditação.

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Biografia do Autor

Diego Nascimento, Unesp

Doutor em Engenharia Mecânica com foco em Gestão da Qualidade, complementado por um mestrado em International Management e um MBA em Administração de Negócios, desenvolveu uma sólida base de conhecimento em engenharia organizacional e gestão da qualidade. Sua pesquisa de doutorado explora a implementação da norma ISO/IEC 17025 em laboratórios acadêmicos e industriais, abordando aspectos de acreditação e padronização de processos. Durante o mestrado, aprofundou-se em estratégias de gestão organizacional internacional, enquanto o MBA consolidou seu conhecimento em administração de sistemas de qualidade. Fluente em alemão e inglês, com forte vínculo com a Alemanha, participou de projetos de transferência de tecnologia e intercâmbios acadêmicos entre os dois países. Atuou em auditorias internas, padronização de processos e melhoria contínua em ambientes industriais, aplicando ferramentas como FMEA, PPAP e APQP. No meio acadêmico, orienta projetos que integram engenharia organizacional e gestão da qualidade, preparando alunos para aplicarem essas metodologias em ambientes produtivos e inovadores.

Lília dos Anjos de Freitas, UNESP

Licenciada em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2019), câmpus de Rio Claro. Estudante de Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá - FEG/UNESP. Estagiou no Laboratório de Estudos de Bacias - LEBAC, trabalhando com análise de tendências aplicada em dados hidrológicos. Possui interesse em Análise de Dados, Engenharia Civil e Estatística.

Diunay Zuliani Mantegazini, UNESP

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2023). Mestre em Energia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2020). Especializado em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Roraima - IFRR (2022). Especializado em Aperfeiçoamento em Formação Docente para Educação a Distância pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2021). Graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Norte Capixaba de São Mateus - MULTIVIX (2014). Atuou como professor substituto na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2023), lecionando as disciplinas de Introdução a Engenharia de Petróleo, Engenharia de Reservatórios, Processamento de Petróleo e Gás Natural, Tópicos Especiais em Engenharia de Perfuração, Integração Universidade-Empresa, Higiene e Segurança do Trabalho, Técnicas e Economia dos Transportes e Mecânica dos Sólidos. Realizou Estágio Supervisionado em Docência na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2019) e na Universidade Estadual Paulista - UNESP (2021), lecionando as disciplinas de Fenômenos de Transporte e Mecânica dos Fluidos, respectivamente.

Gustavo Henrique Romeu da Silva, UNESP

Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia (área: Transmissão e Conversão de Energia) pela UNESP (2023 e 2025) com um forte interesse no setor de Óleo e Gás, especialmente no que diz respeito à descarbonização e às rotas alternativas para a transição energética. Possui formação técnica em Fabricação Mecânica pelo Instituto Federal de São Paulo (2018). Têm experiência na área de Engenharia Mecânica, Tecnologia Química e bons conhecimentos na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Projetos Mecânicos, Exploração do Hidrogênio, Automação e Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e purificação de hidrogênio, química verde, esfigmomanômetros digitais, sensoriamento analógico e transmissão de dados via GPRS. Foi pesquisador bolsista de mestrado e iniciação científica do PRH-ANP/Finep 34.1 no período 7/2021-6/2023 e 10/2023-02/2025.

Mauro Hugo Mathias, UNESP

Professor Associado do Departamento de Mecânica da Faculdade de Engenharia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Guaratinguetá. Foi diretor (mandato 2016-2020) e vicediretor (mandato 2012-2016) da Faculdade de Engenharia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Guaratinguetá. Graduado em Engenharia Mecânica (1982) e mestrado em Engenharia Mecânica (1989) pela UNESP. Doutor em Engenharia Mecânica (1998) pela UNICAMP. Livre Docente em Dinâmica pela Unesp (2008). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: manutenção preditiva, processamento de sinais, monitoramento de máquinas, análise de vibrações. Desde 2022, atua como coordenador do Programa de Formação de Recursos Humanos PRH-34.1 da ANP/FAPESP/FINEP e como Diretor Executivo do Centro de Inovação de Guaratinguetá.

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