A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR NO ACOMPANHAMENTO DO APRENDIZADO NA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA TABUADA POR MEIO DE UM APLICATIVO TECNOLÓGICO OFF-LINE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA PREFEITURA DE VILA VELHA – ES: (2023-2024)

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Angelo Antonio

Resumo

Este artigo analisa a percepção dos professores sobre a contribuição do aplicativo educacional AplicTabMult, utilizado offline, no ensino da multiplicação para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Alinhado às diretrizes da BNCC e ao PNE 2024-2034, que incentivam o uso de tecnologias na educação, o aplicativo foi aplicado em turmas da rede municipal de Vila Velha-ES. Foram realizadas entrevistas com professores, destacando em como o AplicTabMult auxilia os alunos a compreender a multiplicação através da soma de parcelas iguais, e como o uso de ferramentas lúdicas p­­ode promover uma aprendizagem mais significativa.  Os resultados mostram que o aplicativo despertou o interesse dos alunos, mas dificuldades com fatores maiores, como 6, 8 e 9, ainda foram observadas. Isso sugere a necessidade de métodos complementares ao uso da tecnologia, como brincadeiras e jogos. Conclui-se que o AplicTabMult é uma ferramenta eficaz para o ensino da tabuada, porém deve ser combinado com outras estratégias pedagógicas para reforçar o aprendizado.

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