Avaliação da eficiência de próteses de extremidades superiores VISANDO APRIMORAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

Conteúdo do artigo principal

Amanda Lacerda Santos
Osiris Canciglieri Junior
Adriana de Paula Lacerda Santos
Bruno Lacerda Santos
Geane Aparecida Poteriko Silva

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar o desempenho da fase de pós-manufatura de próteses humanas de membro superior buscando identificar os requisitos que agregam valor para o usuário final a fim de contribuir para o Processo de Desenvolvimento Integrado desse Produto. Para tanto, baseando-se na Revisão Sistemática da Literatura – RSL desenvolvida percebeu-se que 80% dos requisitos para melhora das próteses do membro superior abordam a necessidade de peso leve, simplicidade no seu controle, feedback sensorial e motor, alta flexibilidade, alta precisão, reconhecimento de padrões, baixo custo e possibilidade de mover dedos individualmente. Com os requisitos identificados agregados a coleta de dados realizada com 19 usuários das próteses fornecidas atualmente pela Associação Dar a Mão foi possível propor melhorias para esses produtos visando o seu desenvolvimento e aprimoramento a fim de propiciar o aumento do uso das próteses e, consequentemente, redução do abandono das mesmas. Além disso, o estudo destacou a importância de avanços tecnológicos, materiais inovadores e a colaboração interdisciplinar para impulsionar constantemente a evolução dessas tecnologias.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Amanda Lacerda Santos, PUC - PR

Graduanda em Medicina (PUC-PR). 

Osiris Canciglieri Junior, PUC - PR

Doutor em Automação da Manufatura (Loughborough University; Docente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PUC-PR). 

Bruno Lacerda Santos, UTFPR

Mestre em Engenharia Civil (UTFPR). 

Geane Aparecida Poteriko Silva, Associação Dar a Mão

Licenciatura em Letras (FAFIJAN)