Desenvolvimento de Aglomerantes Ativados Alcalinamente Com Uso de Resíduos de Cerâmica Vermelha: Uma Revisão Abrangente da Literatura

Conteúdo do artigo principal

Thalita Panegassi Caporali
João Pedro Bittencourt Batista
Izabella Sant Ana Storch
José Américo Alves Salvador Filho

Resumo

As tecnologias de materiais na indústria da construção vêm passando por transformações relacionadas à crescente ênfase na sustentabilidade. Essa mudança tem incentivado o desenvolvimento de soluções alternativas, com um foco significativo em ligantes ativados alcalinamente como substitutos para materiais com elevado impacto ambiental, como o cimento Portland. Esses ligantes resultam de uma reação química entre um precursor silicoaluminoso e um ativador alcalino, produzindo um material com propriedades cimentícias intrínsecas. Além disso, essa inovação tem o potencial de incorporação de subprodutos e resíduos como constituintes, em encontro aos desafios globais urgentes da gestão de resíduos e emissões de dióxido de carbono. Este artigo apresenta uma revisão abrangente da literatura, destacando o uso de resíduos cerâmicos vermelhos como material precursor. A análise se estende a comparações a partir de resultados de artigos científicos sobre o tema, estabelecendo uma base para a análise do potencial dessa tecnologia inovadora em práticas de construção sustentável.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thalita Panegassi Caporali, IFSP

Técnica em Edificações pela ETEC Presidente Vargas (2015). Graduada do curso Bacharelado de Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba (2021). Colaboradora da Iniciação Científica desenvolvendo Argamassas Ativadas Alcalinamente utilizando Resíduos de Cerâmica Vermelha (RCV) pelo IFSP com apoio do CNPq (início:2019; término:2020). Colaboradora do projeto de extensão Práxis Educativa na Gestão Sustentável de Recursos Hídricos pelo IFSP (início: 2020; término: 2020).

João Pedro Bittencourt Batista, ITA

Doutorando na área de Infraestrutura Aeronáutica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Mestre na área de Construção Civil pela UNESP/FEIS, bolsista CNPq . Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/SP (FEIS). Bolsista de intercâmbio CAPES-Brafitec durante a graduação para universidade INSA-Lyon, França. Atualmente atua como Perito Oficial Criminal na POLITEC-MT.

Izabella Sant Ana Storch, IFSP

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2023), Mestre em Estruturas e Construção Civil também pela Universidade Federal de São Carlos (2018) e Bacharel em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2015). Estuda estruturas e materiais de construção civil, atuando principalmente no desenvolvimento de pesquisa de Concreto Autoadensável com Baixo Consumo de Cimento (CAABCC) reforçado com fibras de aço, e no estudo de aderência desse concreto com a barra de aço. Está como Professor Substituto no IFSP, Campus Caraguatatuba, atuando como docente nos cursos de Engenharia Civil e Técnico em Edificações.

José Américo Alves Salvador Filho, IFSP

Engenheiro Civil graduado pela UNESP Campus de Ilha Solteira em 1998, com Mestrado em Engenharia Civil também pela mesma instituição e Doutorado em Engenharia de Estruturas pela EESC USP. Realizei pesquisa de pós-doutorado na Università degli Studi Roma Tre, Itália, consolidando meu conhecimento em Materiais e Componentes Estruturais, com foco especial em compósitos cimentícios de ultra alto desempenho (UHPC). Atuo como professor titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba desde 2008, e como coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CEPIN-CIS), implantado em 2022. Minha trajetória inclui pesquisas abordando tópicos como desenvolvimento de compósitos cimentícios de baixa emissão de carbono, CAD, UHPC, durabilidade de estruturas de concreto, e monitoramento de estruturas de concreto armado.