Projeto Informacional de Drone de Pulverização Agrícola: uma abordagem integrada de DCU, análise kano e casa da qualidade

Conteúdo do artigo principal

Thais L R Cunha
Dr. Antônio Marcos M Medeiros
Dr. Marcos L Carneiro

Resumo

Estudos científicos para drones de pulverização agrícola têm focado em aspectos técnicos isolados, deixando como lacuna a abordagem de projeto de produto para essa aplicação. Este artigo aborda o projeto informacional utilizando o Design Centrado no Usuário (DCU), Análise Kano e Casa da Qualidade (QFD) para esses dispositivos. Foi aplicada de uma metodologia heurística de cálculo de pesos, complementada por gráficos de Pareto, que permitiu uma avaliação quantitativa dos requisitos. A análise indica seis requisitos técnicos centrais: potência dos motores, capacidade dos ESCs, a bateria, os algoritmos, o processador e o número de Sensores. O tempo de voo foi destacado como a variável mais sensível a interferências de outros parâmetros, exigindo atenção especial na fase conceitual do projeto do produto.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thais L R Cunha, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Graduada em Engenharia de Controle e Automação pela PUC-GO.

Dr. Antônio Marcos M Medeiros, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em engenharia eletrica pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é professor adjunto - Faculdades Objetivo, coordenador do curso de engenharia eletrica - Faculdades Objetivo e professor assistente ii da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, eficiência energetica, pivô central, irrigação, arduino, rov e controle e automação.

Dr. Marcos L Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (2007), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (2009), Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade de Bordeaux I (co-tutela), pós-doutorado realizado na Université de Bretagne Occidentale (Brest - França) em conjunto com o laboratório CEA-Leti em Grenoble (França). Especialista em Jogos Digitais pela Universidade Estácio de Sá (2021).Pela graduação e mestrado, tem conhecimento em programação de CLPs, programação em Delphi, Assembly, linguagem C, microcontroladores, inteligência artificial, otimização, fabricação de circuitos impressos. No doutorado e pós-doutorado, realizou pesquisas nos seguintes campos: comunicações móveis, simulação de circuitos não-lineares, equilíbrio harmônico, envoltória complexa, projeto de amplificadores de potência Doherty integrados, transformada Unscented e dispositivos semicondutores. Projetista de amplificadores de potência integrados e defasadores (Phase-Shifter) de alta frequência com a técnica de ondas-lentas utilizando Cadence, Advanced Design System, Momentum, HFSS. Atualmente de professor efetivo horista na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) desde 2014, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas desde 2017. Hoje sua pesquisas principais estão em robótica e impressão 3D. Co-fundador da empresa Lajovic Tecnologias contemplada pelo Programa Centelha 2 da FAPEG.orcid.org/0000-0003-1408-3049