INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DE EMPRESAS METALÚRGICAS E SIDERÚRGICAS DE CAPITAL ABERTO UMA ANÁLISE PARA O PERÍODO 2019 A 2021

Conteúdo do artigo principal

Silvania Roberta Ramos dos Santos
Vanessa Marzano Araujo
Luiz Paulo Fontes de Rezende

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar a análise de indicadores econômico-financeiros das empresas do setor de Siderurgia e Metalurgia do Brasil, de capital aberto, listadas na Bolsa Brasil Balcão (B3), em 2019, 2020 e 2021. Para tanto, os dados necessários foram extraídos por meio das demonstrações contábeis e/ou relatórios trimestrais ou anuais publicados pelas empresas por meio do site do Banco Central do Brasil ou site próprio das organizações. Neste estudo, foram utilizados os indicadores financeiros de liquidez geral, liquidez seca e liquidez corrente; e os indicadores econômicos de comprometimento de lucro, retorno sobre investimento, retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre o ativo, giro do ativo, margem operacional. Os resultados apontaram que houve uma influência significativa da Pandemia no setor, e verifica que houve diferentes reações e desenvolvimentos financeiros durante a crise.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Silvania Roberta Ramos dos Santos, UFMG

Graduada em Administração (UFMG)

Vanessa Marzano Araujo, UFMG

Doutora em Economia pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU); Docente do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG).

Luiz Paulo Fontes de Rezende, UFMG

Doutor em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG); Docente do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) e da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).