Desenvolvimento regional aplicação do AHP para seleção do tipo de cana-de-açúcar

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Wellington Gonçalves
Rodrigo Ribeiro Oliveira
Fernando Nascimento Zatta
Aliomar Lino Mattos

Resumo

A escolha da melhor variedade de cana-de-açúcar para plantio é resultante de uma análise de diversos atributos que objetivam elevar a produtividade e vantagens competitivas no setor sucroalcooleiro. De acordo com essa visão, esse trabalho apresenta uma proposta de abordagem que auxilia na tomada de decisões sobre qual tipo de cana-de-açúcar pode ser utilizado de acordo com as características locais presentes numa localidade, utilizando para tanto o Analytic Hierarchy Process (AHP). Embora existam outros trabalhos na área, verificou-se escassez de trabalhos específicos que considerem particularidades regionais. Assim, a utilização de um método multicritério para ajudar na tomada de decisão sobre a variedade de cana-de-açúcar mais adequada para plantio em um determinado local foi o objetivo deste estudo. Usando como caminho investigativo uma abordagem metodológica adaptável a diferentes realidades, o trabalho mapeia importantes atributos para o plantio de cana-de-açúcar sugeridos pela literatura. Os resultados sugerem que, de acordo com as condições regionais, a produção deve ter por base culturas que tenham Resistência a pragas e doenças, as quais tendem apresentar a produtividade e retorno que se espera.

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Artigos
Biografia do Autor

Wellington Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), contribuindo também como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Trabalha sobretudo com os seguintes temas: Ciências da decisão; Gestão de serviços; Gestão estratégica de operações: Logística; Gestão da inovação: Gestão da cadeia de suprimentos; Engenharia de processo; Planejamento e gestão de transportes, e Administração pública. Exerce ainda a função Avaliador "ad hoc" In Loco de curso INEP/MEC. Tem experiência profissional executiva e consultiva em empresas e autarquias de apoio ao empreendedor, no setor de operações financeiras, no setor de educação superior e varejo, atuando nas áreas de gerenciamento de operações, marketing e estratégia empresarial. 

Rodrigo Ribeiro Oliveira, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção (UNIMEP/2012), com pós-doutorado (UMESP/2016) e (USP/2023), mestrado em Administração (UMESP/2008), aperfeiçoamento em Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (CEETEPS/2016), graduação em Administração (UNASP/2005), técnico em Contabilidade (CED02-DF/1999). Professor Titular e pesquisador do IFSP. Orientador de projetos de iniciação científica da FAPESP e do PIBIFSP. Editor Associado da BJPE. Parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Temas de interesse: conteúdo gerado pelo usuário, iniciação científica, serviços, operações, organizações latino-americanas e qualidade.

Fernando Nascimento Zatta, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Vila Velha, 1985, passou pela UFES, 1994, onde se especializou em Engenharia de Produção, pela FGV-RJ, 1996, onde se especializou em Ciências Contábeis. Pela Fucape Business School, 2004, se tornou mestre em Finanças e em Contabilidade. Em 2013, fez Pós-MBA em Inteligência Empresarial pela FGV-SP. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba, em 2015. Pós-doutorado Controladoria e Finanças Empresariais, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutorado em Administração, 2017, Universidade Metodista de São Paulo. Extensa experiência profissional em diversas organizações industriais, comerciais, serviços e financeiras de diversos setores, já tendo desempenhado o papel de assessor de diretora. Assessor e consultor de Conselhos de Administração e Fiscal - segmento têxtil, economia mista, estatal, autoridade portuária, área da saúde, transportes, desenv. urbano, org sem fins lucrativos, conc veículos, construção civil e autopeças. Atuação em Comitês Estratégicos compostos por diretores, conselheiros e acionista nas áreas administrativa, financeira e operacional. Governança, riscos, compliance, controles internos, auditoria e due diligences. Consultor em empresas públicas e privadas como, conselheiro fiscal certificado pelo IBGC, conselheiro de administração/C-Level - board member em certif pela HSM University. Presidente e membro de Comitê de Auditoria certificado pelo IBGC, membro de comitê de auditoria em empresas não financeiras, pelo IBGC - Audit Committee Financial Expert (ACFE). Consultor em gestão de risco, compliance, auditoria interna, due diligences, em Control-self Assessment, em Risk Management Assurance (CRMA), controles internos, prevenção de fraudes e perdas, planos de continuidade, gestão de crise. Consultor em processo de integridade e consistência de controles internos e relatórios financeiros da SOX. Consultor na implantação da Lei Geral de Proteção de Dados certificado pela Fundação Vanzolini. Leader Coaching Training, mentor e business coach certificado pelo IBC. Atuação em estruturação e implantação de programas de gerenciamento de riscos. Formação de Comitê de Auditoria, mediante a prestação de serviço autônomo, de caráter personalíssimo, ou por meio da empresa especializada, HMZ Consultoria de Negócios ? Gestão e Resultado. Experiência em gestão empresarial, corporate and family governance consultant, atuando em negócios e operações societárias, desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócios familiares. Specialist business consultant, planejamento sucessório, empresas familiares, consultoria para middle Market, consultoria de gestão econômica de empresas com foco em planejamento estratégico, planejamento financeiro, controle orçamentário, custos, preços e rentabilidade, concepção e implantação de sistemas de informações gerenciais, sistemas de custos, regulação contábil e tributária, alianças, parcerias, investimentos minoritários e joint ventures, estudos de viabilidade e diagnóstico econômico-financeiro, implantação de controladoria e serviços compartilhados, estruturação de plantas industriais, arrendamento mercantil, gestão de operações, SCM, abertura de capital, lançamento debêntures, comitês estratégicos, auditorias interna e independente púbica e privada, gestão de recursos e competências, experiência em reestruturações e conhecimento em desestatização, desinvestimento e privatização, reorganização societária, transações corporativas, gestão de recursos. Sua educação continuada inclui programas de conselheiro de administração/C-Level - board member certificado pela HSM University (2021), de Conselheiro Fiscal ? CCF certificado pelo IBGC, de Comitê de Auditoria certificado pelo IBGC, de membro de Comitê de Auditoria em empresas não financeiras, pelo IBGC - Audit Committee Financial Expert (ACFE), de atualização em compliance, governança e gestão de riscos pelo IBGC. LGPD. Leader Coaching Training - IBC.

Aliomar Lino Mattos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vila Velha (1999). Mestrado pela FUCAPE (2007). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2015). Pós doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie- SP (2021) linha de pesquisa estabelecimento de preço de venda, com artigo publicado em Journal internacional SAGE OPEN Pricing Research: State of the Art and Future Opportunities. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal do Espírito Santo e Vice Coordenador do Colegiado de Ciências Contábeis. e também Avaliador "ad hoc" In Loco de curso INEP/MEC. Tem experiência na área da Contabilidade Gerencial voltada a custos e formação de preço de venda. Leciona ou lecionou na graduação e na pós-graduação as disciplinas: Contabilidade Introdutoria, Financeira, Geral ou Empresarial. Contabilidade de Custos I e II, Gestão Estratégica de Custos -GEC, Análise de Custos e Formação do Preço de Venda, Contabilidade Gerencial, Análise das Demonstrações Contábeis, Metodologia da Pesquisa, Organização de Empresas, Auditoria, Marketing, Administração de Vendas, Empreendedorismo.