Delineamento de experimentos (DoE) e neuroergonomia aplicados em processos fabris

Conteúdo do artigo principal

Roque Antonio Moura
Gian Fernando Cerqueira dos Anjos
Mayara Cortez Monteiro
Blaha Gregory Correia Santos Goussain
Messias Borges Silva

Resumo

O planejamento ou projeto de experimentos (DoE) tem sido referenciado como uma importante ferramenta pela sua agilidade e economicidade de experimentos, gerando menores gastos econômicos. O objetivo desta pesquisa é testar um fatorial completo com dois níveis, três variáveis ​​de controle e replicado três vezes para encontrar o tempo mais rápido no processo de montagem de uma mockup escala 1:18. Com uma abordagem neuroergonômica, os fatores gênero, postura de trabalho e mão dominante foram claramente descritos e combinados. Três réplicas buscam o tempo de montagem mais rápido entre os gêneros ((-) masculino ou feminino (+)), postura de trabalho ((-) em pé ou sentado (+)) e mão ((-) esquerda ou direita (+)). A metodologia incluiu revisão conceitual nas plataformas Scopus e Web of Science, utilização do software estatístico minitab e construção de mockup em madeira na escala 1:18 para montagem de rodas, luzes e para-choques com parafusos e porcas. O resultado utilizou modelos matemáticos, gráficos e equações disponíveis no software minitab e encontrou a melhor combinação da variável resposta e interações dos fatores masculino, em pé e mão direita. Conclui-se que o DoE é uma importante ferramenta estatística e de gestão corroborada por gráficos e p-valor < 0,05 para se obter a melhor resposta de forma ágil e econômica.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roque Antonio Moura, UNESP / FATEC SJC

Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Guaratinguetá/SP. Doutorado em Engenharia Biomédica pela UMC/SP. Segundo Doutorado em andamento pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Guaratinguetá/SP. Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté. Graduação em Engenharia Mecânica, Logística e Ciências Jurídicas. Atual Coordenador e professor do Curso de Gestão da Produção Industrial na FATEC São José dos Campos. Coordenador do programa de pós-graduação lato sensu em Gestão de Processos Industriais, Manutenção Industrial e Projetos Mecânicos da Universidade de Taubaté. Professor no curso de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica da UNITAU. Experiência em Engenharia de Produção, Projetos, Logística e Direito: recursos humanos, processos, produtos, qualidade e manutenção. Pesquisas no campo da neurociência e engenharia: Neuroergonomia aplicada na Engenharia de métodos e processos industriais conforme CAAE - 78536524.4.0000.5431. Integração colaborativa humano-máquina com mapeamento de movimentos e prevenção de colisões. Movimentos programados em estações de trabalho automatizadas (SAE) e quantificação eletromiográfica de bandagens elásticas adesivas em humanos durante esforços isométricos. Mapeamento com tecnologias digitais, do estímulo cerebral durante o aprendizado com projetos identificando: nível de interesse e impacto na evasão escolar. Pesquisador voluntário em gestão de riscos e prevenção de desastres e resgates com a Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEPED/SP e CEETEPS). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - INEP/MEC para Cursos Superiores na modalidade presencial e EaD. Membro da Iniciativa Mundial CDIO (http://www.cdio.org/). 

Gian Fernando Cerqueira dos Anjos, EEL-USP

Mestrando em Engenharia Química pela EEL-USP. Bolsista Capes na área de biocatálise com foco na síntese de ésteres emolientes. 

Mayara Cortez Monteiro, EEL-USP

Mestranda em Biotecnologia Industrial pela EEL-USP. Docente voluntária do Colégio Técnico de Lorena/SP. Bolsista Capes na área de biomassa: produção de biocompostos das microalgas

Blaha Gregory Correia Santos Goussain, UNESP

Doutorando em Engenharia de Produção e Professor bolsista na Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP campus de Guaratinguetá/SP. 

Messias Borges Silva, UNESP / USP

Doutor em Engenharia Química. Professor Titular da UNESP e USP-EEL. Co-líder da Iniciativa CDIO na América Latina. Pesquisador e docente pós-graduação strictu sensu