Comparação entre conexões de diodos bypass em módulos fotovoltaicos submetidos a diferentes condições de sombreamento

Conteúdo do artigo principal

Guilherme Samahá Bassanello Chagas
Evaldo Chagas Gouvêa

Resumo

O sombreamento parcial em sistemas fotovoltaicos é umas das principais causas da baixa geração de energia e da ocorrência de pontos quentes, que podem reduzir a vida útil do sistema. Uma solução para reduzir seus efeitos é a utilização de diodos bypass, que podem ser instalados em diversas configurações. Neste trabalho compara-se o desempenho de diferentes tipos de conexões de diodos bypass em um arranjo fotovoltaico. Indicadores de desempenho (Eficiência, Mismatch Loss e Power Enhancement) foram obtidos por meio de simulações no software LTspice, com o arranjo submetido a diferentes condições de irradiação e padrões de sombreamento. Os resultados indicam que as configurações que utilizam apenas um diodo por módulo fotovoltaico apresentam o melhor desempenho e as configurações tendem a ter desempenho semelhante com níveis mais altos de irradiância. No entanto, a configuração com melhor desempenho geral depende de vários fatores combinados, como nível de irradiância, padrão de sombreamento e quantidade de diodos bypass.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Guilherme Samahá Bassanello Chagas, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá

Engenheiro Eletricista, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Guaratinguetá, Faculdade de Engenharia e Ciências.

Evaldo Chagas Gouvêa, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá

Doutor em Engenharia, Área de Materiais e Componentes Semicondutores (UNESP). Professor Assistente na UNESP, Campus de Guaratinguetá, Faculdade de Engenharia e Ciências.