A percepção de estudantes universitários das áreas das ciências acerca de um dos dilemas bioéticos contemporâneos

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Filipe Zaniratti Damica
Paulo Jonas dos Santos Júnior
Matheus Alves Brito de Almeida
Gabriely Zaniratti Damica
Pedro Henrique Caetano Figueira
Sabrina Paradizo Gomes
Leomar Zaniratti Damica

Resumo

Este trabalho investiga a percepção de graduandos e graduados, majoritariamente das 
áreas da saúde e ciências da natureza, sobre a edição gênica de linhagem germinativa, à luz dos 
preceitos da bioética. A bioética, desde sua origem com Fritz Jahr (1927) e aprofundada por Potter 
(1971), propõe uma reflexão ética sobre o impacto das práticas científicas na vida. Com base em 
pesquisa aplicada a 131 participantes, identificou-se uma tendência favorável à edição gênica para 
fins terapêuticos, acompanhada de posicionamentos críticos quanto aos riscos éticos e sociais. 
Contudo, constatou-se uma lacuna na formação bioética de parte dos entrevistados. Os resultados 
apontam para a necessidade de ampliar e fortalecer a educação bioética em todos os níveis, 
promovendo uma ciência ética, crítica e humanizada, capaz de responder aos dilemas 
contemporâneos da biotecnologia. 

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