Perspectiva de Estudantes do Ensino Fundamental sobre Estratégias de Aprendizagem Ativa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo investigou a percepção de estudantes do Ensino Fundamental sobre a construção do conhecimento por meio da metodologia ativa de Rotação por Estações, no contexto do ensino híbrido. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas, envolvendo turmas de Ciências e Biologia, com atividades teóricas, práticas e digitais distribuídas em quatro estações de aprendizagem. Os alunos tiveram autonomia para escolher a ordem das estações e participaram de atividades colaborativas, enquanto os professores atuaram como mediadores do processo. Os resultados indicam que a metodologia tornou o aprendizado mais dinâmico, estimulante e significativo, favorecendo a autonomia, o protagonismo estudantil e o fortalecimento da relação professor-aluno. Observou-se ainda que a integração de tecnologias digitais contribuiu para aproximar os conceitos teóricos da realidade cotidiana dos alunos.
Detalhes do artigo
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
COUTO, M. E. S.; COELHO, L. Políticas públicas para inserção das TIC nas escolas: algumas reflexões sobre as práticas. Colabor@-A Revista Digital da CVARICESU, v. 8, n. 30, 2014
COSTA, Eduardo Moura da. A cisão entre ensino e aprendizagem na informática educativa: uma análise do construtivismo e do construcionismo. In: JORNADA DO HISTEDBR, 11. 2013, Cascavel/PR. Anais... Cascavel/PR: 23 a 25 out. 2013. Disponível em: < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/5/artigo_simposi o_5_786_eduardomcbr@yahoo.com.br.pdf> Acesso em: 15 abr. 2018.
COSTA, Paula Moiana da; MATSUBARA, Fernando Hitomi; AKEL, Samia Moreira. Mensuração da motivação dos alunos em uma sala de aula ativa com oito horas de duração em um curso semipresencial da área de saúde. In: XXIII CIAED – Congresso Internacional da ABED de Educação a Distância, Foz do Iguaçu-PR, Brasil, 2017. Anais... Belo Horizonte: Poisson, 2018. p. 19-23. Disponível em: <https://www.poisson.com.br/livros/educacao/volume5/Educacao_no_seculoXXI_vol5.pdf> Acesso em 18 de dez. 2018.
MASETTO, Tarcísio Marcos. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias de comunicação. Perspectiva. 2011;29(2):597-620. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p597
SANTOS, Adriana dos. Tecnologias de informação e comunicação: limites e possibilidades no ensino superior. REBES. [Internet] 2015;1(1) [acesso em 01 mar 2016]. Disponível: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/839/630.
SCHÄFER, Patrícia Behling; LACERDA, Rosália Procasko; FAGUNDES, Léa da Cruz. Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de construção do conhecimento em rede. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009.
SIGNORETTI, Vlander; CARNEIRO, Celso. (2015). As geociências e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) na interface ensinar-aprender. Terrae Didatica. 10. 466. 10.20396/td.v10i3.8637365.