Perspectiva de Estudantes do Ensino Fundamental sobre Estratégias de Aprendizagem Ativa

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Filipe Zaniratti Damica
Paulo Jonas dos Santos Júnior
Matheus Alves Brito de Almeida
Gabriely Zaniratti Damica
Pedro Henrique Caetano Figueira
Sabrina Paradizo Gomes
Leomar Zaniratti Damica

Resumo

Este estudo investigou a percepção de estudantes do Ensino Fundamental sobre a construção do conhecimento por meio da metodologia ativa de Rotação por Estações, no contexto do ensino híbrido. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas, envolvendo turmas de Ciências e Biologia, com atividades teóricas, práticas e digitais distribuídas em quatro estações de aprendizagem. Os alunos tiveram autonomia para escolher a ordem das estações e participaram de atividades colaborativas, enquanto os professores atuaram como mediadores do processo. Os resultados indicam que a metodologia tornou o aprendizado mais dinâmico, estimulante e significativo, favorecendo a autonomia, o protagonismo estudantil e o fortalecimento da relação professor-aluno. Observou-se ainda que a integração de tecnologias digitais contribuiu para aproximar os conceitos teóricos da realidade cotidiana dos alunos.

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